A crescente adesão às práticas ESG: Desafios regulatórios para as empresas

Práticas ESG | grupo report

(Carta Circular nº 666, da Susep e Resolução nº 265, do Banco Central)

Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento significativo da adesão de empresas de diversos setores da economia aos princípios ESG. Essa adesão pode ocorrer de forma voluntária, impulsionada pela liderança consciente desses princípios, ou pela incorporação dos mesmos em suas estratégias de negócios como forma de gerar valor e mitigar riscos. Além disso, o Estado, por meio de órgãos reguladores, ou organizações sociais privadas, dentro de sua esfera de competência, também podem induzir a adesão compulsória a esses princípios às atividades de seus regulados ou autorregulados.

Um exemplo disso é a regulamentação emitida pela Susep – Superintendência de Seguros Privados (Carta Circular nº 666) e pelo Banco Central (Resolução nº 265), que abordam políticas de sustentabilidade e gerenciamento de riscos sociais, ambientais e climáticos para as suas entidades reguladas. Embora publicadas em 2022, essas regulamentações estabelecem prazos escalonados para implementação nos próximos meses e anos. Na prática, essas normas já estão demandando e continuarão a demandar um esforço significativo de adaptação por parte das entidades reguladas, mesmo aquelas que já tenham, voluntariamente, adotado anteriormente os princípios de sustentabilidade em suas estratégias de negócios e operações.

A seguir, apresentamos de forma resumida e sistematizada os principais desafios estabelecidos por essas regulamentações referentes aos aspectos ESG:

Compartilhe

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp

- Autor

Antônio Filgueira | grupo report

Antônio Filgueira

Mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro como economista da ANBIMA. Doutorando em Finanças e Professor de Análise de Investimentos na FGV/EBAPE.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Acompanhe a gente

©2021 Grupo Report copyright all right reserved.

Scroll to Top
Pular para o conteúdo